portal OneFinance.pt

Ainda calcula as mais valias de ações manualmente? Eu não!

Calcular as mais valias de ações pode ser brutalmente fastidioso. E tal só tende a piorar à medida que o número de transações aumenta. E se houver uma forma melhor?


Fazer uma boa gestão dos seus investimentos requer não só que seja diligente na forma como investe, mas também em como acompanha os seus lucros e perdas. 

Há ainda a questão de cumprimento das suas obrigações fiscais, que obriga que a declaração do IRS seja preenchida seguindo determinadas regras, o que não facilita de todo este trabalho.

Se é daqueles investidores que faz uma ou duas transações por ano, o processo é relativamente simples. No entanto, se fizer múltiplas transações em que o número de ações vendidas não combina necessariamente com o número de ações de compra, está destinado ao fracasso e a perder literalmente umas boas horas do seu precioso tempo a organizar e calcular as mais-valias de ações corretamente.

Há uma forma mais eficiente de calcular as mais-valias

O portal OneFinance lançou recentemente a área de cliente completamente gratuita onde pode registar todas as suas transações de compra e venda de títulos. 

Pode inserir as transações diretamente no portal, uma a uma, ou importar todas de uma só vez através da funcionalidade de importação de um documento do Google Sheets. Após a configuração inicial, basta clicar num botão e importar todas as suas transações. Prático não?

Passos para calcular as mais-valias automaticamente

Passo 1: Registar-se no portal OneFinance

Para usar esta funcionalidade é necessário registar-se. Após entrar na página principal, clique no botão “Minha Área”. Aí, pode autenticar-se automaticamente através de um email do Gmail, não necessitando de criar nenhuma password de acesso, uma vez que é o Google que gere o processo de autenticação.

Em alternativa, pode registar qualquer outro email e inserir uma password de acesso, clicando no link “Criar uma conta”. Ser-lhe-á enviado um email para a sua caixa de correio para que possa confirmar o email. Este passo é importante pois só após a confirmação do email é que terá acesso ao portal. Verifique a sua caixa de SPAM se não receber um email após 1 ou 2 minutos.

Clique neste link para criar a sua conta no portal OneFinance

Registo no portal OneFinance
Registo no portal OneFinance

Passo 2: Registe as suas transações

Aceda ao menu lateral e clique em Transações -> Adicionar.

Terá acesso a uma vista como a que está abaixo, onde poderá inserir todos os dados relativos a uma transação, incluindo a corretora, o título e a quantidade transacionada, os encargos, etc.

Uma particularidade é que pode registar o preço unitário na moeda base dos títulos que tem. Por exemplo, se comprou ações da Microsoft em USD, registará esse valor em USD e não em EUR. Tal permitirá mais tarde rastrear e acompanhar as suas compras e vendas sem que o preço unitário seja influenciado pela oscilação cambial.

Todos os restantes valores de encargos e totais devem ser registados em EUR.

Adicionar transação | OneFinance
Adicionar transação | OneFinance

Dica: Se tiver muitas transações para inserir, explore a importação de dados via Google Sheets.

Passo 3: Verifique as suas transações

Aceda ao menu lateral e clique em Transações->Listar

É aqui que o processo começa a ser interessante, pois consegue visualizar com clareza todas as suas transações e também estatísticas anuais.

Se houver alguma transação que necessite de ser alterada, clique no botão editar e poderá alterar qualquer parâmetro que não esteja correto.

Transações de bolsa | OneFinance
Transações de bolsa | OneFinance

Passo 4: Visualizar desempenho de posições encerradas

Está curioso sobre o seu desempenho anual das posições encerradas? 

Se não, pode passar para o passo seguinte.

Se sim, aceda ao menu lateral e clique na opção “Posições Encerradas”. Obterá uma tabela com estatísticas do seu desempenho para um determinado ano e detalhes sobre cada posição, onde é indicado não só o lucro absoluto como o ganho percentual.

Posições encerradas | OneFinance
Posições encerradas | OneFinance

Passo 5: Relatórios – onde a mágica acontece

Aceda ao menu lateral e clique em “Mais-Valias”

O relatório está atualmente dividido em 2 tabelas diferentes, permitindo-lhe já poupar algum trabalho para quando for preencher a sua declaração de IRS.

Se forem títulos transacionados na Euronext Lisbon e de ações com sede em Portugal, estas serão listadas na tabela anexo G.

Relatório mais-valias-Anexo G | OneFinance
Relatório mais-valias-Anexo G | OneFinance

Nos restantes casos, os valores são agrupados por país, permitindo-lhe visualizar uma tabela idêntica à que necessita de preencher para declarar as suas transações de ações internacionais.

Relatório mais-valias-Anexo J | OneFinance
Relatório mais-valias-Anexo J | OneFinance

Conclusão

A gestão da sua carteira de investimentos acabou de ficar superfácil e intuitiva. Já imaginou não necessitar mais de calcular as mais-valias à mão ou mesmo com a ajuda do Excel?

Além disso, pode ainda aceder ao portal a partir de qualquer dispositivo ligado à net e aceder a todas as funcionalidades.

A geração de relatórios distintos para o cálculo de mais-valias com base na origem dos rendimentos (território nacional ou internacional), é também uma funcionalidade a não perder. 

O portal OneFinance está em constante desenvolvimento, tendo como missão tornar a sua vida de investidor mais simples. Se não quiser ficar de fora, registe-se no portal e explore gratuitamente o que este lhe oferece. Ah, também já pode registar os dividendos de ações.

Aceder ao portal OneFinance

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniela Soares
21 dias atrás

Boa tarde Sérgio,
Excelente melhoria no seu portal e uma mais valia para todos nós. Muitos parabéns!!
De fato agora esta ferramenta está muito mais acessível e ainda é está mais fácil de utilizar.
Na parte das transações, nomeadamente na opção de editar o instrumento é solicitado informar qual é o país da sede do instrumento. Isto refere-se ao intermediário (ex.Degiro – Países Baixos) ou à empresa (ex. EDP – Portugal; Endesa – Espanha)
Obrigada

M.Silva
6 dias atrás

Boa noite Sérgio,
parabéns pelo site realmente está muito apelativo.
Tive um problema com o registo quando usei o email @sapo não recebi o email de confirmação e sim também verifiquei no spam.
Outro ponto que gostaria de ter era opção de registar ações fracionadas.

Obrigado

Site Footer

Sliding Sidebar

About Me

About Me

Olá, chamo-me Sérgio e sou um apaixonado por investimentos e finanças pessoais. Espero partilhar algumas dicas e conhecimento para que possa alcançar mais rapidamente a sua independência financeira. Fique ligado e compartilhe também as suas ideias.

4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x