Wishlist Empresas: Bolsa de Lisboa (Parte I)

Investir é um processo. E como tal, não basta seguir algumas dicas de amigos ou pseudo-gurus da bolsa. Junte-se a mim para criarmos uma wishlist de empresas da bolsa Lisboa em que eu potencialmente investiria.


Esta série de artigos não é de todo uma recomendação de compra ou venda. Tem vários propósitos, mas nenhum deles o de o influenciar a comprar ou vender um determinado título. O objectivo é o de colocar ênfase no processo e não tanto no resultado, pelo que podemos chegar ao final da análise sem uma única empresa na nossa lista de desejos.

Processo de selecção

O processo de selecção vai com certeza evoluir à medida que vou avançando na análise mas é fundamental separar o trigo do joio e reduzir consideravelmente a minha lista de opções. Há empresas boas, más e péssimas. Há empresas que eu não entendo nada e que portanto, são completamente inadequadas para mim. Por outro lado, você pode entender e gostar de empresas que não me fascinem de todo, mas que do ponto de vista financeiro são excelentes.

Lista Inicial de Empresas

Vou começar por considerar todas as empresas que estão listadas no mercado Euronext-Lisbon da bolsa de valores de Lisboa. Há empresas também listadas no mercado “Euronext Access Lisbon” que não considerarei.

A tabela abaixo apresenta 43 empresas que serão mais e mais escrutinadas, à medida que vão passando pelos vários filtros de selecção. Para aceder a esta lista no site da Euronext, clique aqui.

#EmpresaSímbolo
1ALTRI SGPSALTR
2B.COM.PORTUGUESBCP
3BENFICASLBEN
4COFINA,SGPSCFN
5COMPTACOMAE
6CORTICEIRA AMORIMCOR
7CTT CORREIOS PORTCTT
8EDPEDP
9EDP RENOVAVEISEDPR
10ESTORIL SOL NESON
11EURONEXTENXP
12FLEXDEALFLEXD
13FUT.CLUBE PORTOFCP
14GALP ENERGIA-NOMGALP
15GLINTTGLINT
16IBERSOL,SGPSIBS
17IMOB.C GRAO PARAGPA
18IMPRESA,SGPSIPR
19INAPA-INV.P.GESTAOINA
20INAPA-PREF S/ VOTOINAP
21J.MARTINS,SGPSJMT
22LISGRAFICALIG
23MARTIFERMAR
24MEDIA CAPITALMCP
25MOTA ENGILEGL
26NOS, SGPSNOS
27NOVABASE,SGPSNBA
28OREY ANTUNES ESC.ORE
29PHAROLPHR
30RAMADARAM
31REDITUS,SGPSRED
32RENRENE
33SAG GESTSVA
34SEMAPASEM
35SONAESON
36SONAE CAPITALSONC
37SONAE IND.SGPSSONI
38SONAECOM,SGPSSNC
39SPORTINGSCP
40TEIXEIRA DUARTETDSA
41THE NAVIGATOR COMPNVG
42TOYOTA CAETANOSCT
43VAA VISTA ALEGREVAF

Esta lista de 43 empresas pode tornar-se bem assustadora e pode levar várias semanas a digerir convenientemente. Apesar do esforço inicial, a vantagem é que à medida que vamos avançando no processo, vamos ficando com uma lista mais e mais pequena e por conseguinte, mais fácil de gerir a longo prazo.

No final, iremos ter (com sorte) uma lista de empresas que estamos interessados em comprar nesse mesmo instante e uma lista de desejos de empresas fantásticas que compraria agora se o preço fosse adequado. E não basta escolher uma empresa fantástica, é também necessário que a empresa esteja em saldos.

Prepare-se para uma aventura com um processo dinâmico de aprendizagem. Se no final, todas as nossas ideias preconcebidas forem arrancadas de nós, que o sejam pelas melhores razões.



We all are learning, modifying, or destroying ideas all the time. Rapid destruction of your ideas when the time is right is one of the most valuable qualities you can acquire. You must force yourself to consider arguments on the other side.

Charles T. Munger

Lanço o primeiro desafio: Que empresas descartaria imediatamente e sem qualquer remorso, mesmo que fossem financeiramente sedutoras?

Já deverá ter-se apercebido que a análise técnica não será muito usada aqui. (Talvez possa ser interessante usar alguns indicadores para nos ajudar a determinar o momento de entrada ou saída, mas até lá, temos ainda um longo caminho a percorrer.

Continue a ler a 2a parte deste artigo aqui.

1 comments On Wishlist Empresas: Bolsa de Lisboa (Parte I)

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar