Warren Buffet

Transacções recentes de Warren Buffet 3.º trim 2018

É difícil igualar a mestria de Warren Buffet na seleção de investimentos de qualidade. Mas, se acreditamos na sua estratégia, porque não seguir-lhe as pisadas e investir no que ele investe?


Todos sabemos que a Berkshire Hathaway é “representada” por Warren Buffet e que os seus investimentos são minuciosamente analisados na esperança de encontrar modelos ou padrões infalíveis de geração de riqueza. 

Felizmente, parte desta informação está disponível no portal do SEC 
(Securities and Exchange Commission) dada a obrigatoriedade do preenchimento do formulário 13-F por empresas Norte-Americanas que giram uma carteira de investimento de mais de 100 milhões. Este compromisso de divulgação das suas posições, é apenas requerido para os seus investimentos em solo americano, pelo que a nossa percepção geral sobre a sua carteira é limitada.

Cuidados a ter

Se estiver a pensar replicar os investimentos de Warren Buffet, convém ter em atenção os seguintes pontos:

  • A lista de títulos transaccionados dizem respeito ao 3.º trimestre de 2018, pelo que alguns negócios podem ter sido realizados há mais de 5 meses.
  • Algumas das transações já podem ter sido reforçadas ou mesmo realizadas. Não sabemos até que tenhamos acesso ao próximo formulário 13-F.
  • Apesar de Warren Buffet ser por definição um investidor e não um especulador, não significa que não use estratégias de arbitragem para reduzir o risco dos seus investimentos. Não sabemos com certeza se a estratégia é de comprar e manter nestes casos.
  • O preço de aquisição é importante. Warren Buffet pode ter comprado a um preço muito melhor do que o preço atual. 
  • Warren Buffet também erra. Por comprar o que ele comprou, mesmo que a um preço inferior, não lhe garante um investimento infalível.
  • Warren Buffet costuma dizer que não precisa da validação do mercado para suportar as suas aquisições e que o mercado pode fechar durante 5 anos sem que isso o importune. Está preparado para o mesmo? O ruído de curto prazo e as oscilações do dia-a-dia não o devem perturbar se souber ou tiver confiança no que está a fazer.
  • Ao investir noutra moeda, que não o euro, está exposto também ao risco cambial.
  • E por último, lembre-se que esta é apenas uma visão superficial da tendência de investimentos da Berkshire Hathaway. Invista com prudência e peça aconselhamento profissional consoante a sua aversão ao risco.

Aquisições de Warren Buffet 3 trim

Sem mais demoras, vamos então à listagem das ações adquiridas por Warren Buffet durante o 3.º trimestre de 2018

EmpresaPreço recente
Apple$ 165.48
Bank of America$ 24.48
U.S. Bancorp$ 48.75
Goldman Sachs$ 172.77
JPMorgan Chase$ 100.29
Bank of New York Mellon$ 48.67
Delta Air Lines$ 53.51
Oracle$ 46.60
General Motors$ 35.10
PNC Financial$ 118.5
Travelers Companies$ 120.55
StoneCo$ 17.71

Nota: Pode clicar nos nomes das empresas e ter assim acesso à informação da empresa disponível no Yahoo Finance.

Se o preço atual estiver mais baixo do que em qualquer altura do período relativo ao 3.º trimestre, poderá comprar a um preço melhor que Warren Buffet, obtendo um desconto tanto maior quanto maior for essa diferença.

Conclusão

Para quem tem acompanhado Warren Buffet, notará certamente que as suas recentes aquisições divergem significativamente de investimentos anteriores. O setor fintech/banca, assim como aviação e tecnológicas estão a ganhar força face a empresas de commodities, outrora as suas preferidas.

Site Footer

Sliding Sidebar

Acerca de mim

Acerca de mim

Olá, chamo-me Sergio e sou apaixonado por finanças pessoais e independência financeira. Sou licenciado em Engenharia Informática e apesar do meu fascínio por finanças pessoais, não tenho formação oficial para lhe recomendar estratégias ou produtos de investimento. Analise de forma critica e construtiva o que escrevo e utilize o seu bom senso. Acima de tudo, seja 100% responsável pelas suas ações. Como dizia o Bruce Lee, "aproveite o que lhe é útil e rejeite o que não é". Dito isto, espero que juntos possamos traçar metas e definir objetivos para nos tornarmos financeiramente livres. Obrigado por me acompanhar.