Exemplo relatório mais-valias

Relatório de mais-valias de ações para o anexo G e J

Em poucos minutos pode criar o relatório de mais-valias de ações que lhe facilitará o preenchimento do anexo G e J na declaração de IRS.


Esta funcionalidade foi migrada para a área de cliente do portal OneFinance.pt, tornando ainda mais fácil a sua utilização.
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Gerir as transações de compra e venda de ações é agora mais simples. Através do portal onefinance.pt, tema acesso a uma ferramenta que lhe permite gerir as suas transações de forma fácil e intuitiva, mantendo-o no controlo dos seus dados.

Como funciona

O processo é muito simples e intuitivo. Tudo o que tem a fazer é registar as suas transações num documento do Google Sheets, partilhar o identificador desse documento (em modo de leitura) e carregar no botão “Criar Relatório”.

Abaixo pode ver um exemplo do relatório que é gerado.

Exemplo relatório mais-valias
Exemplo de relatório de mais-valias gerado por onefinance.pt

Quais as vantagens de utilização

A primeira grande vantagem é que você fica com um processo estruturado para armazenar e controlar totalmente as suas transações. Ao guardar a sua informação num documento do Google Sheets, está também a assegurar que pode aceder aos seus dados em qualquer altura e em qualquer lugar, não ficando refém de aplicações terceiras.

Além disso, este sistema permite ainda:

  • Criar um relatório como o que está acima em segundos. O tempo de colar o id do documento e clicar num botão.
  • Agrupar as transações por ano de aquisição. De acordo com o que é sugerido no anexo G para quem não quiser preencher tantas linhas na declaração do IRS.
  • Usar também para ações com rendimentos obtidos no estrangeiro (anexo J). Neste caso, não use a opção de agregação por ano de aquisição.
  • Exportar o relatório para Excel
  • Analisar o lucro percentual e absoluto para o ano em análise.
  • Usar qualquer ticker (identificador) para as empresas. Desde que seja coerente em todas as suas transações de compra e venda.

Instruções de utilização

O processo de configuração inicial (passo #1 e #2), apesar de simples, só necessita de o fazer uma vez. Após ter o seu documento preparado e partilhado, pode a qualquer altura gerar o relatório em segundos, seguindo os passos #3 e #4.

#1. Criar o documento de transações

Clique no link abaixo para fazer uma cópia do template para registar as transações. Se quiser, pode renomear o documento.

Assim que clicar no link, irá aparecer-lhe o ecrã seguinte, ao que bastará clicar no botão “Make a copy” (O texto poderá ser diferente de acordo com o idioma configurado).

Após clicar no botão, poderá visualizar o documento com 2 abas: uma com instruções adicionais e outra onde registará as suas transações.

#2. Partilhar o documento e obter o Id

Neste momento só você consegue aceder ao documento. De forma que a aplicação possa ler o mesmo, é necessário que partilhe o documento. A grande vantagem é que a basta que partilhe em modo de leitura. 

Clique no botão verde “Share” to top direito da janela.

Botão Share Google Sheets

E de seguida, clique na opção “Get Shareable link”, copie o link disponibilizado e termine clicando no botão “Done” no rodapé dessa janela.

Partilha de link google sheets
Partilha documento no Google Sheets

E já, está. Apesar do seu documento estar partilhado, só quem tiver o Id do documento é que consegue visualizá-lo.

O id é tudo o que você necessitará para gerar posteriormente o relatório e este é obtido a partir do link que teve acesso.

Considerando o link de exemplo:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/120MINwya7vDBPvQv09d5xZwecNli5w0_M9GOl1XZRSM/edit#gid=0

O id é o texto que está a negrito e no seu caso, será o texto que está entre d/ e /edit

Se perder este Id não há problema, basta clicar novamente no botão “Share” e lá poderá encontrar o link que gerou anteriormente.

#3. Preencher o documento com as suas transações

As suas transacções são registadas na aba “Transactions”. Não altere o nome desta aba pois se o fizer, não será possível processar o documento quando utilizar mais tarde a ferramenta.

Substitua as transações de exemplo pelas suas, preenchendo os valores para cada uma das colunas. Poderá adicionar outras colunas desde que mantenha as que estão.

Nota: Tem instruções específicas sobre cada uma das colunas na aba “Instruções”

#4: Gerar o relatório

Por último, basta clicar diretamente no link https://onefinance.pt/pt/relatorio-mais-valias-anexo-G

Cole o Id obtido no passo #2 e clique no botão “Criar Relatório”.

Formulário gração de relatório de mais-valias
Opções para gerar relatório de mais-valias

Resumo

Com a ferramenta de geração de relatório de mais-valias do portal OneFinance.pt pode facilmente gerar o relatório de ajuda ao preenchimento da sua declaração do IRS e ainda obter informações sobre lucros/perdas obtidos.

Após a configuração inicial, basta ir atualizando o documento de transações e, quando quiser, pode aceder à ferramenta para obter o seu relatório.

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Jorgr
4 anos atrás

boa tarde, nao me aparece o suplemento taofinance. pode ajudar? obrigado.

helio jaco
4 anos atrás

Muito Bom. Agradecido!

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Olá, chamo-me Sérgio e sou um apaixonado por investimentos e finanças pessoais. Espero partilhar algumas dicas e conhecimento para que possa alcançar mais rapidamente a sua independência financeira. Fique ligado e compartilhe também as suas ideias.

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