DeGiro

Degiro – Incoerência no relatório anual e o atendimento surreal do serviço de apoio ao cliente

É oficial. A Degiro tem o pior serviço de apoio ao cliente e não se digna a analisar sequer quaisquer divergências no relatório anual que disponibilizam.


Sentei-me para começar a escrever sobre um outro tópico da Degiro relacionado com impostos sobre transações que não vêm no relatório anual e como isso pode impactar o seu lucro. Começo a recolher inúmeros dados para explicar o meu ponto de vista e confronto-me com outro problema. Os dados do relatório referentes a ganhos/perdas não batem certo com os meus registos, o que me levou a abandonar para já o outro artigo e focar-me neste, dado a sensibilidade temporal.

Análise do problema

De forma a expôr o meu caso à Degiro, seleciono o exemplo simples da Acciona, uma empresa com apenas 2 transações, uma de compra em 2017 e a de venda em 2019.

Para quem não sabe, a Degiro disponibiliza um relatório anual onde estão listados os dividendos e outras remunerações, as transações efetuadas e a relação de ganhos e perdas por produto. Nesta última tabela, vejo a seguinte informação.

Relação lucros-perdas Degiro
Relação ganhos/perdas da empresa Acciona

Esta linha indica que relativamente às ações vendidas da Acciona em 2019, eu tive um lucro de 111.80€ e paguei um total de 9.72€ em comissões.

Quando comparei com os meus registos, o meu lucro era de apenas 102.08€. E como estava previamente tão embrenhado na análise de múltiplos registos, de outras transações sobre o problema inicial, nem reparei que neste caso, a forma de cálculo era óbvia. No relatório, os ganhos/perdas são calculados com valores antes de comissões. E eu estava a comparar com o lucro.Na minha cabeça aquele era o lucro!!

Mas concluindo, recolhi imagens sobre a aquisição e alienação dessas ações, tal como mostrado abaixo.

Compra Acciona
Aquisição de ações da Acciona
Venda - acciona
Liquidação de ações da Acciona

E expliquei que o lucro/perda deveria ser 102.08€ resultado de 1800.0 – 1.04 – 4.0 -1688.2 – 0.68 – 4.0

Resposta da Degiro

Enviei o email, fui almoçar e a Degiro respondeu surpreendentemente rápido. Wow, o serviço mudou. Tenho de lhes dar os parabéns, pensei para comigo! (estou a ser um pouco irónico)

Já vimos que me precipitei a enviar o email porque o cálculo era óbvio, mas mesmo sendo algo bem simples de resolver, recebi este email surpreendente.

Boa tarde
 
Obrigada pelo seu email.
 
Note que como forma de cortesia a Degiro providencia um relatório anual para auxiliar na sua declaração do IRS. O mesmo poderá ser encontrado em sua conta, no campo de atividades.
 
Mas é de responsabilidade do cliente, verificar as informações, como somos apenas uma corretora de execução, não podemos lhe auxiliar nesse campo.
 
O melhor seria também, efectuar o download, das suas transações e resumo de carteira para melhor analise. e se necessário consultar um profissional da área, como um consultor tributário.
 Por sermos uma corretora apenas de execução não podemos lhe auxiliar com questões fiscais ou tributárias.
Caso tenha alguma outra questão, não hesite em nos contactar.
Com os melhores cumprimentos,
Serviço apoio ao cliente Degiro

Conclusão

Se a Degiro não consegue ler um email de um cliente e explicar a forma de cálculo de dados num relatório que disponibilizam, como conseguirão resolver problemas mais complexos?

Estou até um pouco envergonhado de ter dito que enviei um email para obter esclarecimento sobre isto, mas é mais importante para mim que saiba o tipo de suporte que pode esperar da Degiro do que esconder o meu erro de percepção. Espero que consiga redimir-me no próximo artigo sobre os impostos cobrados.

Bem, o conselho é que use a Degiro pelas outras vantagens, mas não espere que esta o agracie com um estupendo serviço ao cliente. No meu entender, este serviço continua a ser o grande calcanhar de Aquiles da Degiro. Neste artigo pode ainda encontrar outros aspetos menos positivos de investir com a Degiro.

4 4 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
bruno
3 anos atrás

Começo a ficar de pé atrás com eles, o relatório anual deixou.me irritado,muitas taxinhas ocultas e valores de compra e venda diferentes do real,e para pior.
Sabem porque razão é que não há retenção nos dividendos do reino unido?

bruno
3 anos atrás
Reply to  Sergio Maria

Obrigado, desconhecia essa isenção.
Eu sempre fiz o irs pelos valores do relatório mas este ano reparei que haviam muitas discrepâncias,vou manter os valores do relatório mas se para o ano voltar a acontecer não sei se continuo na Degiro.

Pedro Viegas
3 anos atrás

Para efeitos de IRS, consideraste a informação que tinhas ou a do relatório anual? Aconteceu-me exatamente o mesmo.

Pedro Viegas
3 anos atrás
Reply to  Sergio Maria

Obrigado pela resposta, irei fazer o mesmo. Para quem negoceia apenas nos estados unidos, com compra e venda de várias ações diferentes, deve somar os valores de compra e venda e colocar numa linha, ou um mês por cada linha? Já vi as duas opções na “net”, mas não sei qual será a mais correta e se alguma destas é a correta

carlos
2 anos atrás

Do que vejo, eles no relatório consideram as comissões pagas como sendo parte dos ganhos/perdas. Certo que o lucro liquido foi de 102.08, mas ao incluir o valor pago pelas comissões, 9.72 no resultado dos Ganhos perdas obtemos o valor dos 111.80. Não sei se para efeitos fiscais qual é o valor real a deduzir, ou se faz diferença. certo é que a tabela poderia apresentar os valores de forma diferente sem termos que fazer estas contas de adivinhação. Obrigado pelas publicações. Criei conta na degiro, e acaba por dar mais umas luzes sobre algumas divisões que possam estar mais… Read more »

Site Footer

Sliding Sidebar

About Me

About Me

Olá, chamo-me Sérgio e sou um apaixonado por investimentos e finanças pessoais. Espero partilhar algumas dicas e conhecimento para que possa alcançar mais rapidamente a sua independência financeira. Fique ligado e compartilhe também as suas ideias.

9
0
Would love your thoughts, please comment.x