O IRS costuma ser um problema para si?

O ComparaJá.pt ajuda: “Guia IRS 2021: Tudo o que precisa de saber”


Nota: Este conteúdo foi escrito e disponibilizado pelo ComparaJá.pt

O momento da entrega da declaração de IRS é, para muitos portugueses, uma verdadeira dor de cabeça. Dos anexos que se têm de preencher aos prazos de entrega, passando pelos cálculos do reembolso ou do que se tem de pagar, muitas são as dúvidas existentes nesta altura.

Assim, para simplificar este processo e para esclarecer os contribuintes, o ComparaJá.pt criou o “Guia IRS 2021: Tudo o que precisa de saber”, um manual gratuito que explica de A a Z todas as questões associadas à entrega declaração.

Da validação de faturas à comunicação do agregado, passando pelo preenchimento em si até ao pagamento em prestações, basta descarregar este guia e poderá ficar a par de tudo sobre o IRS.

Em que consiste o Guia IRS 2021?

A entrega do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares é um processo que envolve várias etapas, sendo que para muitos contribuintes algumas delas poderão ser um pouco complexas.

Torna-se, assim, pertinente compreender melhor que conteúdos são necessários para uma melhor compreensão deste processo. Dividimos esta temática em quatro secções distintas:

1 – Tabelas, Escalões e Deduções

Aqui poderá descobrir quanto é que desconta para IRS, o que terá de pagar e as despesas que são contabilizadas para o cálculo final. Esta secção é bastante importante para compreender os valores que irão resultar aquando da liquidação deste imposto.

2 – Preparar a entrega

A entrega da declaração de IRS envolve mais do que o preenchimento de um simples formulário. É necessário cumprir certos prazos e comunicar determinadas informações à Autoridade Tributária e Aduaneira. Aqui terá todas as indicações de que necessita.

3 – Entregar a declaração

Depois de saber quanto poderá receber ou pagar de IRS, bem como todos os prazos estabelecidos ao longo do ano, estará na altura de conhecer os aspetos práticos da declaração de IRS.

Aqui poderá conhecer melhor a constituição da declaração Modelo 3, os anexos que terá de preencher e entregar. Pode ver também se está abrangido pelo regime de IRS automático e como pode consignar parte do imposto para fins solidários.

4 – Reembolsos e pagamentos

Após a entrega da declaração, o passo seguinte é saber quanto e quando irá receber de reembolso ou qual é o valor do montante extra de imposto a pagar, caso essa seja a situação. Para esclarecer todas as suas dúvidas pode ver aqui o e-book disponibilizado pelo ComparaJá.pt.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Site Footer

Sliding Sidebar

About Me

About Me

Olá, chamo-me Sérgio e sou um apaixonado por investimentos e finanças pessoais. Espero partilhar algumas dicas e conhecimento para que possa alcançar mais rapidamente a sua independência financeira. Fique ligado e compartilhe também as suas ideias.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x