DeGiro

DEGIRO: Recupere 7% do imposto retido em dividendos portugueses

Recebe dividendos de empresas portuguesas através da DEGIRO? Veja como pode recuperar 7% enviando um simples email.


Já se deve ter apercebido que a DEGIRO retém 35% de imposto sobre os dividendos de empresas sediadas em Portugal. Legalmente, sendo residente fiscal em Portugal, só temos a obrigação fiscal de pagar 28% (optando pelo não englobamento de rendimentos de capitais), e isto significa que se não pedir o reembolso da diferença, está a perder dinheiro.

A DEGIRO justifica esta cobrança devido à sua estrutura abrangente, em que um cliente individual português a investir em valores mobiliários portugueses é tributado como se fosse um beneficiário não identificado. Como resultado, aplica-se um imposto retido na fonte de 35%.

Como compensação, a DEGIRO compromete-se a devolver a diferença a todos os clientes portugueses que:

  1. Forneçam uma prova de residência (certidão de residência obtida no portal da AT)
  2. Autorizem a partilha da prova de residência com a entidade de custódia portuguesa da DEGIRO e também com a administração fiscal portuguesa.

Passos para recuperar a diferença de imposto

Está quase a ficar mais rico (7%) sobre os dividendos portugueses que recebeu através da DEGIRO. Agora é só seguir os passos para preparar o seu email com tudo o que necessita para o fazer.

1. Obter a certidão de domicílio Fiscal no portal da AT

Após a autenticação com o seu utilizador no portal da AT, digite “Certidão” na barra de procura.

De seguida, clicar em Documentos > Certidões > Pedir Certidão

No menu de Certidão, selecionar a opção “Domicílio Fiscal”

Finalmente, clique em “Bbter” e guarde a certidão.

2. Escrever um email ao serviço de apoio

Agora que já tem a certidão que serve como prova de domicílio fiscal, só necessita de escrever o email à DEGIRO a solicitar o reembolso do imposto cobrado.

O email poderá ser enviado para clientes@degiro.pt. Pessoalmente, tenho uma experiência muito mais agradável quando comunico diretamente com o serviço de apoio ao cliente na Alemanha. O nível de serviço é infinitamente superior ao português. Para quem quiser experimentar, aqui fica o email: kundenservice@degiro.de

Deverá copiar o texto abaixo, tanto a versão portuguesa como a inglesa e colar no corpo do seu email.

Autorizo a DEGIRO a fornecer, direta ou indiretamente, a qualquer parte da cadeia de custódia uma cópia do documento ‘CERTIDÃO DE RESIDÊNCIA’. Eu forneço este documento livremente e entendo que isso será partilhado com terceiros que processarão dados do formulário, incluindo dados pessoais.

I authorize DEGIRO to provide, directly or indirectly, to any party in the custody chain a copy of document ‘CERTIDÃO DE RESIDÊNCIA’. I provide this document freely and understand that this will be shared with third parties who will process data from the form, including personal data.

Por fim, só necessita mesmo de anexar a certidão obtida anteriormente e enviar o email para o serviço de apoio ao cliente. (Pode usar qualquer um dos emails disponibilizados)

Conclusão

Por vezes há pequenas ações que têm um retorno significativamente maior do que o esforço utilizado. Se recebeu 1000 € em dividendos, um simples email permite-lhe recuperar 70 €. Simples assim.

Não sei a sua opinião, mas eu adoro encontrar dinheiro que julgava perdido.

5 6 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
17 dias atrás

Feito isso,temos de declarar na mesma os dividendos? Este ano não estou a conseguir colocar o código de Portugal no anexo J,como vou declarar os dividendos das ações portuguesas?

Miguel Teixeira
15 dias atrás

Bom dia. Sérgio, sei que este não é o tópico, mas tens alguma informação sobre a indisponibilidade de investir em REIT’s dos Estados Unidos como a Realty Income (O), Simon Property Group (SPG)? Estas e outras REIT’s dos Estados Unidos deixaram de estar listadas para compra, sendo que ainda estão disponiveis outras na Degiro como AvalonBay (AVB) e Digital Realty (DLR). O serviço ao cliente respondeu que foi uma decisão interna, diminuir a exposição a REIT’s. Por acaso não tinha na minha carteira este tipo de instrumento, embora fizesse parte do meu plano de investimento. Desde já obrigado, e parabéns… Read more »

joao
5 dias atrás

Boas, recentemente enviei um e-mail à AT e disseram-me que os dividendos que são recebidos nas corretoras estrangeiras devem ser declarados com o país da fonte Países Baixos, independentemente de qual é a empresa.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
A DeGiro B.V. é uma empresa de investimento com atividade de intermediação financeira em Portugal em regime de livre prestação de serviços, mas com sede em Amsterdão, Holanda. Por isso, esses dividendos são rendimentos de capitais obtidos no estrangeiro, Holanda, código 528.”

Isto muda tudo… :/

Visitante
2 dias atrás
Reply to  Sergio Maria

Não é a Degiro que retém o imposto , mas sim a entidade pagadora/empresa que paga os dividendos. A Degiro recebe o valor líquido e transfere o valor para a conta do cliente.

Site Footer

Sliding Sidebar

About Me

About Me

Olá, chamo-me Sérgio e sou um apaixonado por investimentos e finanças pessoais. Espero partilhar algumas dicas e conhecimento para que possa alcançar mais rapidamente a sua independência financeira. Fique ligado e compartilhe também as suas ideias.

8
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x