Fartei-me de usar uma única conta em EUR para agrupar as transações de todas as divisas. As comissões semi-escondidas de 0.1% são frustrantes.
Apesar de não ser segredo que a DEGIRO cobra uma comissão de 0.1% sobre todas as transações de compra e venda de ações, a apresentação destas comissões é enganosa. Recentemente, vendi ações da Kroger e a informação disponibilizada é incoerente em 3 locais distintos.
Nos detalhes de conta, o valor líquido apresentado é de 7121.75 € (7122.93-1.18)
Na aba transações, o valor da transação é de 7114.62 €
E por último, no email recebido, é apresentado o valor líquido de 7107.51 €
Qual a solução?
A primeira coisa que fiz foi enviar um email à DEGIRO, mais um, a reportar esta situação. A falta de transparência nos detalhes da carteira é algo que tem gerado um vai-vem de emails, mas agora as coisas ficaram simplesmente piores.
Como não sei se o problema vai ser resolvido em breve, vou testar a conta caixa de divisa estrangeira, neste caso, em USD. Isto implica que qualquer montante transacionado em USD é agora segregado numa “conta” à parte, e as consequências diretas são:
- Fim da cobrança de 0.1% sobre as transações de compra e venda de ações;
- Movimentação de/para conta USD passa a ter o custo de 10 € + 0.02%;
- Alocação de conta margem nas diferentes divisas;
Estou expectante que parte da frustração desapareça, mas sinceramente não sei se tal irá trazer ainda mais entropia, sobretudo para quem transaciona com conta margem.
Vou experimentar a conta caixa divisa estrangeira e posteriormente dou notícias.
Boa tarde,
Há uns tempos deparei-me com a mesma situação (mesmo sem ter vendido), o que me fez começar logo a pensar sobre como ia ser com as finanças quando vendesse… Contactei o apoio ao cliente e recebi a resposta de que o valor correto é o que está no resumo da carteira (inclui o autoFX e a divisa calculada na hora da transação).
Infelizmente, ajudava mais se a informação estivesse igual em todo o lado (incluindo relatório anual).
Cumprimentos,
Duarte