Make money

Como reproduzir o meu rendimento em dividendos

Quanto necessita de investir numa determinada empresa para ter um rendimento similar ou superior ao que eu tenho? Aprenda a calcular o valor do dividendo com base no dividend yield fazendo alguns cálculos simples.

No último artigo expliquei porque partilhar o meu investimento numa determinada empresa não lhe traz grande utilidade caso queira obter o mesmo valor em dividendos.

E como referi, há três grandes forças: O valor do dividendo, o preço da ação e o câmbio atuais dificilmente serão iguais, pelo que poderá ter que investir mais ou menos, consoante essas mesmas condições.

Além disso, o que aprenderá de seguida, permitir-lhe-á fazer análises para outras empresas e mercados de forma independente, usando o seu próprio raciocínio e inteligência.

O que interessa verdadeiramente é quanto necessita de investir neste exato momento (atendendo ao preço, dividend yield e câmbio atuais) para ter uma rendibilidade de X.

Como calcular o valor a investir para obter um determinado rendimento em dividendos

Vamos voltar à tabela dos meus últimos dividendos recebidos relativos a dezembro de 2019. Pode aceder à tabela seguindo o link deste artigo.

Vamos pegar no caso da Ford cujo dividend yield era no dia 1 de janeiro de 2020 de 6.45% e vamos seguir o processo que recomendo passo-a-passo.

1. Analisar a empresa e ver se esta se encaixa nos seus valores

Por exemplo, se a empresa fosse da indústria tabaqueira e você não fuma e não gosta de tabaco, o meu conselho é que não invista nessa mesma empresa. Há milhares de outras que podem passar nos seus filtros; E claro, convém pesquisar a empresa e analisar os seus fundamentais.

2. Confirmar o dividend yield atual

O dividend yield muda a cada flutuação de preço e é por isso que o que apresento na tabela deverá ser apenas uma referência. Há alguns sites em que poderá confirmar o valor pago em dividendos. Para o mercado americano, costumo usar o nasdaq.com e o morningstar.com (este último para todos os mercados, inclusive o português.)

Para a empresa Ford, pode consultar as respetivas páginas nos links abaixo:

À data de hoje, o valor do dividend yield continua idêntico, isto é, a rondar os 6.45%. Analisando o histórico do valor do dividendo, vimos também que a Ford tem mantido ou aumentado o dividendo desde pelo menos 2013. Não garante que o continue a fazer. Como sabe, nos mercados financeiros nada é garantido e desconfie de quem lhe disser o contrário. Tente pesquisar mais sobre o assunto e descobrir se há uma politica previamente definida para a distribuição de dividendos.

Um fator positivo é que esta não parece ser uma empresa que pague dividendos em forma de montanha-russa, constantemente aumentando e reduzindo o valor pago, tornando futuros dividendos ainda mais imprevisíveis.

3. Analisar a distribuição de dividendos

Cada empresa paga os dividendos quando quer e lhe apetece (mais ou menos) e enquanto algumas pagam mensalmente, a maioria das empresas americanas pagam trimestralmente. As empresas portuguesas pagam geralmente 1 único dividendo por ano com algumas exceções como é o caso da Navigator que vai pagar um dividendo adicional a partir do dia 9 de janeiro.

E porque é que isto é importante? Quando se fala em dividend yield, e se nada mais for dito, esta percentagem é sempre anual e não para cada pagamento.
Voltando à Ford, esta tem pago trimestralmente $0.15, perfazendo o valor total do dividendo anual de $0.60.

Como já deverá saber, para calcular o dividend yield, basta dividir o valor pago em dividendos durante o ano pelo preço da ação, que ao dia de hoje é $9.21. Assim, 0.60/9.21 = 6.5%.

6.5% em dividendos é muito bom quando comparado com as taxas de juro bancárias atuais. Por curiosidade fui confirmar quanto é que o Millennium BCP está a pagar por um depósito a prazo e são uns míseros 0.15%. Ou seja, a Ford paga 43x mais que uma conta a prazo. Vendo isto por outro prisma, num ano consegue obter em dividendos o valor que o seu banco le paga durante 43 anos.

4. Cálculo do montante a investir em euros

Se eu obtive 38.95 euros de dividendos da Ford em Dezembro, quer dizer que anualmente, mantendo-se as mesmas condições, esperaria obter anualmente 155.8 euros (38.95 x 4). Vou arredondar para 160 euros para ser mais fácil.

O montante a investir na Ford para obter cerca de 160 euros anualmente é de cerca de 2462 euros (160 / 6.5%). A este valor, anda terá de deduzir impostos. Considerando que não opta pelo englobamento e que terá de pagar 28% de imposto, só receberá líquidos 115.2 euros (160×0.72)

E se quiser receber 160 euros limpos, após imposto? É fácil, uma vez mais, basta dividir o montante bruto a investir por 0.72 (1-28%), o que daria sensivelmente 3420 euros (2462/0.72)

À data de hoje, necessitaria de investir 3420 euros em ações da Ford para obter um rendimento líquido em dividendos de 40 euros a cada 3 meses. Vamos ver se bate certo:
Precisamos portanto de calcular o dividendo bruto, descontamos os impostos de 28% e posteriormente dividimos por 4, relativamente a cada um dos trimestres que o ano tem.
3420 x 6.5% x 0.72 / 4 = 40 euros.

5. Cálculo do número de ações a comprar

Se as ações estivessem cotadas em EUR, bastava dividir o valor do investimento pelo preço atual da ação mas é necessário converter o montante para a moeda base, o que também é fácil. Sabemos que o investimento total é de 3420 euros, pelo que basta ir ao Google e perguntar-lhe quanto isso dá em dólares (3420 euros in USD) e ele respondeu-me que dá qualquer coisa como 3816 USD.

Câmbio EUR USD


Sabendo que o preço da ação da Ford está a $9.21 então eu sei que tenho de comprar à volta de 415 ações ($3816 / $9.21)

E pronto, pode esperar sentado que a cada 3 meses lhe caia na sua conta 40 euros líquidos

Considerações finais

O valor que recebe a cada 3 meses vai oscilar sempre um pouco, dependendo essencialmente do câmbio. Se o dólar valorizar, vai receber mais. Outra variável que poderá influenciar positivamente os seus dividendos é que a empresa aumente o valor do dividendo.
Por outro lado, o oposto também pode acontecer. Se analisar os dividendos pagos pela CLM, outras das empresas das quais recebi dividendos em dezembro, o valor do dividendo tem vindo a baixar todos os anos e apesar de ter um dividend yield atual utópico de +20%, é provável que no ano seguinte ele baixe 🙁

Bons investimentos com dividendos excelentes.


Se este artigo lhe foi útil, gostaria de o convidar a partilhá-lo. Se não foi, partilhe sugestões e ideias para que eu os possa melhorar. Muito obrigado.

2 comments On Como reproduzir o meu rendimento em dividendos

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer