Uma ação fracionada corresponde a uma porção de uma ação, permitindo ao pequeno investidor comprar uma fração da ação.
Há ações cujo preço é simplesmente demasiado alto para o investidor não profissional. Quem é que tem ~300,000.00$ para comprar 1 única ação da Berkshire Hathaway Inc. (BRK-A)? Mesmo empresas como a Amazon cujos preços rondam os 3,000.00 ou da Tesla, à volta dos 1.500$, não fazem partem dos planos de aquisição da maioria dos investidores… até recentemente!
Tipos de ações fracionadas
Apesar deste artigo se focar essencialmente na opção de comprar e vender ações fracionadas, há outros eventos que poderão levar ao fracionamento de ações, como por exemplo:
Planos de reinvestimento de dividendos, também conhecidos como DRIP (Dividend ReInvestment Plans). Algumas empresas que pagam dividendos permitem reinvestir o valor dos dividendos diretamente no ativo subjacente em vez de fazer a transferência em dinheiro.
No entanto, mesmo nestes casos, o que acontece geralmente é que a parte fracionada é paga em dinheiro em vez de ficarmos com, por exemplo, 10.45 ações.
Stock-splits: nem sempre as operações de stock-split resultam num número inteiro. Por exemplo, um rácio de 2 para 3 cria 3 ações para cada 2 que o investidor detenha, pelo que um número ímpar de ações irá originar um número de ações ímpar. Também é válido para as operações de reverse stock-splits.
Fusões e aquisições: as fusões e aquisições também originam ações fracionadas dependendo do rácio de combinação de ambas as empresas.
Como funciona
As ações fracionadas foram introduzidas em Novembro de 2019, em que a Interactive Brokers foi a primeira das grandes corretoras online a adotar este modelo. Posteriormente outras corretoras seguiram-lhe o rasto e hoje, tal já é possível em algumas corretoras europeias.
As ações fracionadas não são geralmente disponibilizadas pelas bolsas de valores, mas sim por algumas corretoras, como é o caso da Trading 212. Neste caso, são as corretoras que compram as ações e depois as negociam com os seus clientes, à medida que estes as vão comprando e vendendo.
A imagem abaixo representa a interface da Trading212 e aqui mostro a opção de compra de 1% de uma ação da Alphabet ao preço atual, perfazendo um total de 13.27 €.
Independentemente da compra ou não de ações fracionadas, adoro a interface da Trading 212. Além de ser super-intuitiva e limpa, mostra-me se já estou a exceder o limite do capital à medida que vou alterando o número de ações.
Além disso, as comissões são gratuitas até um determinado número de ordens, destacando-se positivamente em relação à Degiro, sobretudo para transações nos mercados do Reino Unido, França, Itália, etc.
Quando deve comprar ações fracionadas
Observando o número de títulos disponibilizados para transações fracionadas pela Trading 212, e também o preço dos títulos, não consigo entender o real benefício de haver uma oferta tão alargada.
Tomando o caso da AT&T, cujo preço ronda atualmente os $30.00. Quem é que vai comprar 0.5% ou mesmo 10% deste título? Talvez alguns pequenos investidores o façam, mas sinceramente não vejo qualquer valor nisso. Mesmo que o preço suba 100%, o lucro é inferior a 3 euros. Investir menos de 100 ou 200 euros numa ação não vale o esforço e dependendo da corretora, os custos de transação podem ser elevadíssimos.
Para mim, o verdadeiro valor é que possibilita a aquisição de ações cujo preço é realmente elevado, destacando-se empresas como a Alphabet, Amazon, Apple, Tesla e Berkshire Hathaway Inc.
Nota: No caso específico da Berkshire Hathaway, existe a série B que foi criada com o objetivo específico de tornar o investimento na empresa mais flexível a um grande número de investidores. O preço atual ronda os 190$.
Sem desprimor para o artigo, penso que convém referir que a Berkshire Hathaway tem a série B, que hoje custa cerca de $190. Bem mais acessível aos pequenos investidores!
Olá Élio!
Sim, é verdade. Ainda hesitei em fazer a referência, mas acabei por não o fazer.
Vou aproveitar a sua sugestão e colocar a nota no final do artigo. Obrigado.