Meus dividendos mensais

Dividendos Junho 2020

No mês de Junho obtive rendimentos de 9 empresas, totalizando o valor de 182 euros.


A enxurrada de micro-dividendos continua. Das 9 empresas que me distribuíram dividendos, 6 pagaram em média menos de 4€. Hum, acabei de cunhar na minha mente um novo termo para estes baixos dividendos: caros leitores, apresento-vos os coffee dividends.

Coffee Dividend (nome masculino): distribuição de rendimentos de uma empresa cujo valor é inferior a 10 euros.

Sérgio Maria

Continuando a digressão, há um outro termo que apareceu recentemente e que representa o fenómeno atual que se sente nas bolsas de valores um pouco por todo o mundo. Os mercados não são mais apenas categorizados em Bear Market (mercado em queda) e Bull market (mercado em ascensão). O que se tem visto atualmente é uma conjugação de ambos, o que deu origem ao Kangaroo market. (O termo é genial. Como é que não me lembrei disso antes?)

Já agora, sabem porque é que um mercado em queda está associado ao urso e um mercado em alta ao touro? Tem a ver com a forma de ataque de cada animal. O urso ataca de cima para baixo com a sua pata, enquanto o touro faz a sua investida de baixo para cima.

Há cerca de 2 meses atrás estava decidido a usar novamente a conta margem com algumas precauções. Entrei quando o mercado estava numa daquelas curtas tendências de subida e implementei os mecanismos de stop-loss que referi neste artigo. Algum tempo depois, todas as posições foram vendidas (com lucro) e encerrei a conta margem.

Estes altos e baixos do mercado têm-me deixado um pouco reservado, fazendo-me diminuir o valor investido. O número de investidores amadores que estão numa corrida louca aos mercados neste momento, faz disparar os preços de ações que julgo não serem sustentáveis. E mais importante ainda, a inação de grandes investidores como Warren Buffet reforça a ideia que os preços estão demasiado altos e que será melhor esperar pela época dos saldos.

Claro que ninguém sabe quanto tempo isto dura e se realmente vem aí uma grande queda, mas não é estranho que com o covid e guerras comerciais entre países o mercado continue a subir feito louco? Enquanto isso, Warren Buffet amealha os seus milhares de milhões de dólares até que a loucura termine.

Dividendos recebidos em Junho

A lista de dividendos deste mês apresenta dois ETFs: O VUSA (sobre o índice S&P) e o VUKE (sobre o índice FTSE 100). A empresa Freenet (Alemanha) cortou drasticamente o seu dividendo mas segundo ela, tal deveu-se como uma medida preventiva e não porque os lucros tivessem sido afetados até então. Espero que os bons resultados continuem e que o dividendo possa ser pago por inteiro mais tarde.

Além da Mapfre que é espanhola, as restantes são empresas norte-americanas.

Há quem me tenha perguntado sobre a CLM, uma vez que ela não está mais disponível para aquisição através da Degiro. Eu adquiri estas ações inicialmente em 2017 e 2018 e na altura não havia quaisquer restrições. Posteriormente deixaram de estar acessíveis para compra e agora a Degiro emitiu um comunicado a informar que todos os investidores terão de as vender ou estas serão vendidas automaticamente em Dezembro. O mesmo se passa com MFD, outro título que possuo.

E agora a lista de dividendos.

TickweEmpresaValor
CTLCenturylink Inc79,40
MAP.MCMapfre SA46,33
CLMCornerstone Strategic Value Fund Inc.36,01
FRA:FNTNfreenet AG5,76
KRKroger Co5,15
WFCWells Fargo & Co3,29
EPA:VUSAVANGUARD/SHS USD2,23
LON:VUKEVANGUARD/SHS GBP1,96
SUSuncor Energy Inc.1,96
Total182.00
Dividendos de Junho 2020

Agradecimento

A maior parte de vós não sabe, mas recebo imensas mensagens, inicialmente através do formulário de contacto do blog e depois diretamente via email.

Muitas das mensagens têm-me dado motivação para continuar o que estou a fazer e outras buscam ajuda, que eu alegremente tento responder tão bem quanto eu consiga, e sem esperar nada em troca. Mesmo assim, a generosidade que é característica dos Humanos manifesta-se e sou presenteado aleatoriamente com inesperadas surpresas.

Muito obrigado ao Luís pelas deliciosas ginjas de Óbidos com frutos. Definitivamente, as melhores que já provei e que enaltecem os bons momentos com os amigos.

Muito obrigado ao João pelo seu generoso e inesperado donativo de 100€ que permitirá alojar este blog por mais um ano.

Muito obrigado a todos os demais leitores que visitam este blog e que enriquecem esta comunidade que estamos a criar.

Meus Dividendos

Clique aqui para aceder a todos os dividendos recebidos nos restantes meses.

4.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Site Footer

Sliding Sidebar

About Me

About Me

Olá, chamo-me Sérgio e sou um apaixonado por investimentos e finanças pessoais. Espero partilhar algumas dicas e conhecimento para que possa alcançar mais rapidamente a sua independência financeira. Fique ligado e compartilhe também as suas ideias.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x