15 Habilidades para fazer dinheiro

15 Competências para fazer dinheiro e ser uma versão melhorada de si mesmo

Ser bom numa área específica pode não ser suficiente para gerar um bom fluxo de caixa. É necessário ter também um conjunto de competências especiais. Veja as 15 competências para fazer dinheiro e que o tornam numa versão melhorada de si mesmo.


Ir à faculdade, tirar boas notas e conquistar um emprego bem remunerado é coisa do passado. Não que não seja importante, mas não tem mais a força que tinha até há poucas décadas atrás.

A universidade faz parte do roteiro que a sociedade lhe dá. Não plagie a vida dos seus pais, professores, colegas e chefes. 

Crie a sua própria vida!

James Altucher

Hard Skills versus Soft Skills

Enquanto as hard skills são caracterizadas pelos conhecimentos técnicos e tangíveis numa determinada área, as soft skills referem-se às habilidades intangíveis e por conseguinte, mais gerais.

As hard-skills são, de forma geral, as atividades que fazemos no nosso dia-a-dia e para as quais somos pagos. Por outro lado, as soft-skills são habilidades que podem ser usadas de forma interdisciplinar, independentemente da função que estejamos a ocupar num determinado momento. Por exemplo, a comunicação, trabalho de equipa,  solução de problemas, pensamento crítico e criativo etc.

A menos que seja um geek por natureza e que aprecie a solidão para não socializar com outras pessoas, aconselho-o a abrir os seus horizontes e explorar cada uma das seguintes habilidades.

Além de fazer de si uma pessoa mais completa e interessante, abre-lhe as portas para fazer muito mais dinheiro.

Vejamos então as 15 competências para fazer dinheiro e de se tornar numa versão melhorada de si mesmo.

15 Competências

  1. Networking. O corolário da liderança – Faça contatos com pessoas da sua área e não só, diga olá a amigos que já não vê há muito tempo, fale dos seus projetos e ideias. Ouça os projetos e ideias dos outros e o acaso faz milagres quando há um interesse genuíno nessa descoberta.
  2. A regra do 1% – A cada semana que passa, faça um update de si mesmo. Melhore 1% cada uma das componentes físico, emocional, mental e espiritual. 
  3. Cancelamento do ruído –  Proteja-se das notícias, cusquices e do excesso de informação que não serve para nada. Sintonize-se com o sinal do qual a maioria se está a afastar.
  4. Liderança – Dê mais aos outros do que espera receber para si mesmo.
  5. Como vender – Desenvolva as suas habilidades de apresentação, visão, motivação e de vendas.
  6. Reinvenção – Construa uma versão melhorada de si mesmo, todos os dias. Faça um update de si repetidamente ao longo de toda a sua vida.
  7.  Dominar uma área –  A proficiência numa determinada área começa onde termina a formação formal. Encontre o tópico que o faz vibrar e mergulhe intensamente. Aprenda tudo o que puder sobre o tema.
  8.  Use ferramentas simples – Há quem goste da complexidade para se refugiar da ignorância. Use ferramentas simples para aumentar a sua produtividade. Divida para conquistar.
  9. Criatividade – Seja bom a gerar boas ideias. E para gerar boas ideias, gere centenas de ideias, todos os dias.
  10. A regra do Google – Redirecione sempre as pessoas para o melhor recurso, até mesmo se for para um concorrente. O benefício virá para si de forma redobrada.
  11. Combinação de ideias – Ao gerar ideias, combine-as. Gere mais ideias. Misture conceitos de diferentes áreas, tais como as propriedades de um objeto: cor, forma, cheiro, toque, textura, som, sabor, densidade e muito mais. Voe e perca-se na sua imaginação.
  12. Negociação – Aqui só há uma regra válida para ambas as partes e deve ser sempre explorada de parte a parte. Win-Win – Qualquer negociação tem de ser boa para ambas as partes.
  13. Como falhar – Aproveite cada falhanço como um processo de aprendizagem e comece novamente. Faça as iterações necessárias.
  14. Dê constantemente – Dê às pessoas na sua rede de conhecidos e amigos. O valor da sua rede aumenta linearmente ao conhecer mais pessoas mas cresce exponencialmente se as pessoas na sua rede comunicarem e se ajudarem mutuamente.
  15. Viver por temas em vez de objetivos – Os objetivos destroçarão o seu coração quando verifica que não controla o que não pode controlar. Os temas permitem-lhe optimizar os sistemas que desenvolve, focando na consistência das suas ações de forma deliberada e persistente. Ouça a própria explicação de James Altucher.

Mantenha-se em movimento e surpreenda-se positivamente, todos os dias. E basta apenas um pequeno esforço em cada tentativa.

Site Footer