Rotina matinal M.E.L.

M.E.L. – A rotina matinal para energizar o seu dia

Energize-se com a técnica M.E.L. e torne os seus dias mais produtivos e cheios de energia e vitalidade. Medite. Exercite-se. Leia. Na dose certa.


O dia tem 24 horas e não é igual para toda a gente. A percepção do tempo é muito mais importante que o próprio tempo. Minutos de agonia que parecem uma eternidade. Horas de prazer que parecem breves minutos.

É uma falácia dizer que todos têm o mesmo tempo e que uma hora é igual para todos. Bem, pelo menos do ponto de vista abstrato.
Mas se o conceito de uma hora pode ser tão abstrato quanto absoluto, como rentabilizar este “ativo” que todos os dias temos à nossa disposição?

A primeira hora do dia

Há inúmeras técnicas e processos para ser mais produtivo ao longo do dia. No entanto, hoje quero falar-lhe apenas da primeira hora do dia. Veja esta hora como o alicerce para o resto do dia e se fizer as coisas certas, o resto do dia irá compor-se mais facilmente. 
A ideia é que a primeira hora do dia seja sua. Dessa forma, tome responsabilidade por ela e seja bastante egoísta. não a divida com ninguém. Vivencie-a, revitalize-se, cresça, desenvolva o seu corpo, a sua mente e o seu espírito e tudo o resto lhe seguirá. Será mais forte e resiliente a cada dia que passa.

Veja esta hora como o alicerce para o resto do dia e se fizer as coisas certas, o resto do dia irá compor-se mais facilmente. 


À semelhança de que devemos pagar a nós próprios primeiro quando falamos de dinheiro (releia o post aqui), tirar a primeira hora do dia para si, permitir-lhe-á acumular “juros compostos” que se manifestam em todas as outras áreas: pessoal, profissional, espiritual e emocional.

O que é a rotina M.E.L.

A rotina M.E.L. é muito simples e divide-se em três componentes, cada uma com uma duração de 20 min. 

M. Meditação

E. Exercício

L. Leitura

O acrónimo M.E.L. foi criado para o ajudar a memorizar a técnica mas não necessita de a fazer nessa mesma ordem. Além disso, e se o desejar, pode estender o tempo de cada uma das componentes.

A lembrar:  A consistência é um fator determinante para o seu sucesso. Se 20 minutos for muito tempo num determinado dia, faça 5 min. Mas faça!

Medite

A meditação permite-lhe conectar-se ao imaterial e ao universo de possibilidades onde tudo é possível. Se não estiver familiarizado com nenhuma técnica de meditação, desenvolva o músculo da gratidão.

Consegue lembrar-se da última vez que se sentiu realmente grato e de como esse sentimento lhe salvou o dia? Agora imagine o benefício desse sentimento se for feito de forma deliberada por 20 minutos, todos os dias.

A meditação, a oração e a gratidão ajudam a manter o seu cérebro coerente e quando ele está num estado coerente, você toma melhores decisões. Deste modo, fica mais focado e dá menos importância às pequenas “coisas” que tendem a estragar um dia maravilhoso.

Exercite-se

O exercício é fundamental. Inúmeros estudos relacionam-no com uma melhoria significativa nos estados de depressão e ansiedade. Além dissoaumenta consideravelmente a capacidade do cérebro assimilar e reter novas informações, melhorando assim a capacidade de aprendizagem e de todos os processos cognitivos.

O exercício liberta a serotonina que o faz sentir-se bem com a vida, alegre e bem-disposto. O impacto que tem no cérebro é enorme e não se limita aos efeitos físicos. Sim, vai desenvolver os seus músculos e provavelmente melhorar a sua postura mas esses são apenas os efeitos secundários. Os “efeitos primários” e que ocorrem no seu cérebro são os que terão um impacto significativo na sua vida.

Leia

Warren Buffet, um dos investidores de mais sucesso de todos os tempos é conhecido por dedicar pelo menos 5 horas diárias à leitura.

Se não aprendemos conceitos novos, novas ideias, como vamos criar novas ligações neuronais, identificar padrões e criar um novo cérebro? Como vamos ter mais ideias criativas e mantermo-nos atualizados?

Warren Buffet dedica 5 horas diárias do seu tempo à leitura.

Leia sobre áreas sobre as quais nada sabe. E há tantas opções: Que tal ler sobre astrologia, vendas, liderança, biologia, tendências tecnológicas, marketing, desenvolvimento Web, relatórios financeiros, desporto, yôga, fotografia e até mesmo ficção?

Uma outra alternativa à leitura é de ver alguns “Ted Talks”, quase todos eles muito interessantes, inspiradores e que abordam temas super-inovadores.

E por último

Tente não se conectar com o Mundo assim que acordar. Assim sendo, esqueça a Internet, os emails, as reuniões, os prazos, aniversários e notícias. Nada disso importa nesse momento e por conseguinte, foque-se na sua nova rotina.

Medite, Exercite-se, Leia. Prepare-se para um dia gratificante.

Site Footer